Anespo

CEFANESPO

Centro de Estudos e Formação da Associação Nacional do Ensino Profissional

Criado no Porto em 1996, o Centro de Estudos e Formação da ANESPO (CEFANESPO), tem vindo, desde a sua acreditação por parte do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) em 1998, e pelos Serviços Centrais do Ministério da Educação em 1999, a desenvolver inúmeras acções de formação para os Docentes e não Docentes das Escolas Profissionais, tendo em conta as necessidades de formação por estas identificadas, em todo o território continental e na Região Autónoma dos Açores.

O CEFANESPO tem igualmente desenvolvido outras actividades, nomeadamente as de promoção de reflexões conjuntas no âmbito das escolas profissionais, como bem ilustram as recentes Jornadas Pedagógicas realizadas em todo o País.

Há assim todo um "património construído" que consolida o CEFANESPO enquanto parceiro das Escolas Profissionais e do ensino profissional em Portugal e que, naturalmente, deverá ser continuado e desenvolvido na prossecução de um aprofundamento dessa relação e abrindo novas áreas de actuação e novos rumos para o seu trabalho.

O ano de 2007 deverá constituir, para o Centro de Estudos e Formação da Associação Nacional do Ensino Profissional (CEFANESPO), um ano de consolidação das actividades que se têm desenvolvido com sucesso nos últimos anos e um ano que marcará um novo impulso na sua organização e orientação.

Nesse sentido o CEFANESPO deverá procurar num futuro próximo apresentar um quadro de actuação e intervenção nas áreas da:

FORMAÇÃO - No âmbito da Formação dos Recursos Humanos, o CEFANESPO deverá procurar concentrar as suas energias e valor acrescentado, relativamente à experiência dos seus formadores e dirigentes, na oferta de formação de qualidade de acordo com as necessidades das Escolas Profissionais.

INFORMAÇÃO - A área da Informação deverá ser igualmente uma vertente a desenvolver, nomeadamente na sistematização de informação relativa às Escolas Profissionais e do sistema de ensino profissional.

ESTUDOS e INVESTIGAÇÃO - Na área de estudos e investigação, o CEFANESPO procurará desenvolver um conjunto de actividades que permitam uma melhoria das Escolas Profissionais, nomeadamente no desenvolvimento de projectos de Auditoria no âmbito das Necessidades de Formação dos Recursos Humanos.

Futuramente, através do CEFANESPO, pretende-se ainda obter a certificação para a ANESPO do Instituto para a Qualidade na Formação.

Estrutura directiva do CEFANESPO:

Directora – Dra. Manuela Carlos
Coordenador Técnico Pedagógico – Dr. Eduardo Fernandes

 

Pedido de mais informações

Newsletter Contactar