Anespo

Jornadas Pedagógicas 2020: AS METODOLOGIAS CERTAS EM TEMPOS INCERTOS

Como oportunamente foi anunciado, as Jornadas Pedagógicas de 2020 vão realizar-se sob a forma de Webinar na manhã dos dias 16 e 17 de julho, conforme programa abaixo.

No ano de 2020 estava previsto realizar o Congresso do Ensino Profissional, neste mês de julho, mas as circunstâncias conhecidas decorrentes do impacto da pandemia obrigaram ao seu adiamento para 2021. Assim as Jornadas Pedagógicas 2020 serão uma alternativa que nos permitirá refletir sobre as experiências realizadas em todas as escolas desde 15 de março até final do ano letivo, com as escolas encerradas e com recurso a dispositivos de formação a distância, bem como preparar as bases em que deverá assentar o funcionamento do próximo ano letivo.

Para preparar esta iniciativa, foi decidido criar um Grupo de Trabalho constituído pelos Diretores Pedagógicos das escolas que integram a Direção da ANESPO que procedeu ao diagnóstico da situação e das práticas desenvolvidas e à preparação de um questionário oportunamente enviado a todas as escolas que obteve 126 respostas, constituindo assim uma amostra muito representativa do universo das associadas.

No dia 16 de julho, o GT apresentará os resultados do inquérito, a que se seguirá uma sessão de trabalho com a participação do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, sobre o que se perspetiva em termos de funcionamento do próximo ano letivo.

No dia 17 de julho, a partir das 9.30 irão funcionar seis mesas de trabalho, com cerca de 20 participantes, um por cada escola, mas podendo assistir sem intervir mais pessoas da mesma escola. O registo para as mesas de trabalho será enviado oportunamente, com a definição das regras do jogo quanto ao modus operandi.

Para participação nas sessões plenárias do dia 16 e do dia 17, depois das mesas de trabalho, as escolas deverão proceder ao registo dos seus representantes aqui

O registo do/a participante de cada escola nas mesas de trabalho deverá ser feito aqui. Em seguida será enviado o link para a mesa de trabalho em que irão participar. A distribuição das escolas pelas diferentes mesas, que serão dinamizadas pelos membros do GT, será aleatória.

A capacidade de participação nas sessões plenárias pode ir até 500 pessoas pelo que não haverá grandes condicionalismos. Em cada mesa de trabalho poderão estar conectadas cerca de 100.

Para eventuais esclarecimentos adicionais, enviar email para geral@anespo.pt.

Com a participação de todos faremos umas Jornadas diferentes em moldes diferentes, enquanto dimensão construtiva para a preparação do próximo ano letivo.

 

Intervenção do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa aqui

Programa
Resultados Inquérito por questionário
Questões Orientadoras para a dinamização das Mesas de Trabalho

Pedido de mais informações

Newsletter Contactar