Anespo

Projeto ARION – Eficiência Energética: Um dia diferente - Sever do Vouga, 12 de dezembro 2019

Nos últimos 3 anos a ANESPO desenvolveu um projeto, apoiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do qual foram desenvolvidas várias iniciativas que possam contribuir para a criação de uma cultura de poupança e eficiência energética no contexto escolar.

A última etapa deste projeto é um concurso de ideias sobre eficiência energética para o qual recebemos vários trabalhos que o júri já está a analisar.

O projeto vai ter o seu ponto alto de encerramento, hoje, dia 12 de dezembro, em Sever do Vouga (Lugar da Estação, Edifício VougaPark – Paradela, 3740 – 070 Sever do Vouga), tendo como epicentro o Polo da Escola Profissional de Aveiro desta Vila, onde se desenvolvem formações como eletrónica, automação e comando, eletrónica e comunicações, manutenção industrial e eletromecânica, instalações elétricas e segurança e higiene no trabalho.

A sessão de encerramento e entrega dos prémios decorrerá na parte da tarde, a partir das 14.30, mas na parte da manhã haverá atividades nas escolas, para alunos, docentes e formadores, relacionadas com a oferta formativa e os trabalhos práticos desenvolvidos, nomeadamente na componente eficiência energética.

Em paralelo, temos o privilégio de anunciar, que serão organizadas duas visitas de 30 participantes cada, ao interior da Barragem de Ribeiradio, cujos trabalhos de construção foram concluídos recentemente, em 2015, quando entrou em produção de energia hidroelétrica.

As energias, a sua produção, as fontes de captação, o impacto no ambiente, o problema dos consumos são assuntos centrais na agenda do dia a nível global. Importa insistir neste debate nas escolas e desenvolver uma consciência energética e climática. Esta ação pode ser um pequeno passo nesta longa caminhada.

 

 

Pedido de mais informações

Newsletter Contactar