Anespo

WEBINAR: Aprender e Ensinar em tempos de pandemia, Vivências e ensinamentos de nove meses incomuns

Passados dois meses desde o início do ano letivo 2020/2021, a Direção da ANESPO tomou a decisão de promover uma sessão de trabalho sobre as vivências e ensinamentos dos últimos nove meses incomuns, com foco essencial nas experiências e práticas deste novo ano letivo.

Irá decorrer sob a forma de Webinar, no próximo dia 10 de dezembro, das 10 às 13 horas. Oportunamente informaremos as coordenadas para acesso e participação.

A Direção encarregou o Grupo de Trabalho Covid-19, criado no início da pandemia e composto pelos Diretores Pedagógicos das Escolas que integram a Direção da ANESPO, de organizar o Webinar que permita às escolas falarem e ouvirem, sem grandes preocupações doutrinais ou de orientação estratégica, uma vez que neste contexto não há soluções perfeitas, pronto-a-vestir, mas decisões adaptativas às circunstâncias conforme o evoluir da situação na escola e/ou na respetiva envolvente.

Sem pretensões de deixar de fora outros aspetos, o GT Covid-19 propõe que se considerem os seguintes tópicos:

  • Acolhimento, bem-estar coletivo e organização do tempo e do espaço nas escolas
  • Motivação dos alunos e recuperação de aprendizagens num contexto em que se exige rigidez na disposição nos espaços formativos e regras de distanciamento nos espaços não letivos, contribuindo para a potencial regressão do modelo pedagógico
  • Desenvolvimento de atividades letivas de cariz prático e da FCT
  • Desenvolvimento do Plano de Atividades, nomeadamente quanto a visitas de estudo, aulas de campo, workshops e palestras na escola
  • Funcionamento das equipas multidisciplinares, intervenção do órgão de gestão pedagógica, como fazer bom uso de tutorias e mentorias no acompanhamento de alunos
  • Experiências de relacionamento com os serviços de saúde, autarquias e proteção civil na resposta aos problemas emergentes.

 

Pela sua pertinência e atualidade, considera-se que é importante ter em conta, como referência de fundo, as Orientações para a recuperação das aprendizagens, ao longo do ano letivo 2020/2021 do Ministério da Educação.

Esta sessão de trabalho destina-se em primeira linha aos responsáveis pela direção pedagógica de cada escola, sendo organizada em três partes:

  1. Das 10.00 às 10.45 horas - sessão plenária para enquadramento da problemática e organização das Mesas de Trabalho.
  2. Das 11.00 às 12.15 horas - Constituição de seis Mesas de Trabalho, dinamizadas pelos membros do GT Covid-19, de modo a permitir que o máximo de escolas tenham oportunidade de intervir e partilhar as suas experiências e colher ideias e sugestões adaptativas à sua realidade concreta.
  3. Das 12.30 às 13.00 horas – Sessão plenária de encerramento para apresentação das conclusões das Mesas de Trabalho

Pedido de mais informações

Newsletter Contactar