Anespo

IPTRANS - Projeto VETMO4TL apoiado pelo programa ERAMUS+

“Expandindo, desenvolvendo e promovendo a Mobilidade no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações em Transportes e Logística” 
 
 
O projeto VETMO4TL é uma ação de 30 meses de duração que é cofinanciada pelo programa Erasmus+ (Agência Nacional Francesa) e que visa fornecer os necessários documentos e ferramentas para permitir e facilitar uma mobilidade reconhecida para alunos / formandos no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do QEQ em Transportes e Logística. O projeto junta 11 organizações parceiras complementares tais como Centros de investigação em transportes e logística, organizações profissionais, autoridades competentes e centros de Ensino e Formação Profissional, de 10 países Europeus (Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Espanha (Catalunha) e os Países Baixos.
Para alcançar os objetivos do projeto, a equipa do VETMO4TL começará, em primeiro lugar, por desenvolver referências comuns, nomeadamente perfis profissionais e padrões de competências comuns. Estes documentos permitirão uma compreensão mútua das qualificações existentes de nível 4 QEQ em Transportes e Logística nos 10 países parceiros e viabilizarão a comparação entre os diferentes “curricula” (referenciais de formação), graças à utilização da metodologia ECVET. 
Num segundo momento, os parceiros irão providenciar padrões de mobilidade. O objetivo destes documentos é comparar programas de formação correspondentes, em trabalho entre dois países, para determinar com clareza as possibilidades de correspondência entre unidades de resultados de aprendizagem e definir uma espécie de guias de ação para apoiar ainda mais os professores e os formadores na organização de uma mobilidade reconhecida. 
Por fim, a equipa de projeto organizará 4 ações de formação em mobilidade para professores, visando formá-los no uso das ferramentas e dos documentos desenvolvidos na rede de trabalho do projeto (tais como as referências partilhadas e os padrões de mobilidade) e dar-lhes a oportunidade de criar novas ou reforçar parcerias. 
A interação da parceria alargada de 11 organizações parceiras representará um grande passo em frente para aumentar a compreensão mútua entre parceiros e permitir o reconhecimento de resultados de aprendizagem de um país para outro graças aos documentos e ferramentas desenvolvidos. Os resultados do projeto serão, além disso, integrados na existente rede de trabalho NETINVET[1].

Pedido de mais informações

Newsletter Contactar