Anespo

Projeto SAAM

A SAAM (palavra Africana que significa JUNTO) é uma parceria que coordena 32 organizações de Educação e Formação Profissional ( EFP) em 8 Estados-Membros da UE (Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha) e 17 países africanos (Angola, Benin, Cabo Verde, Eritreia, Camarões, Costa do Marfim, Quênia, Libéria, Malawi, Nigéria, Senegal, Sudão, Tunísia, Chade, Mali, Burkina Fasso e Gabão). Essa parceria extraordinária reúne uma enorme rede de provedores de EFP, ONGs e organizações européias “guarda-chuva” no setor de EFP e Juventude.

 

O SAAM visa contribuir para a melhoria e modernização da Formação Profissional em 17 países africanos, bem como fortalecer o relacionamento entre o EFP e o mercado de trabalho. Para atingir esse objetivo, o SAAM gerará mobilidade de profissionais e estudantes de EFP de várias áreas técnicas. Esta aliança visa promover o intercâmbio de ideias e técnicas entre as regiões, aprimorar as habilidades de professores e alunos, melhorar os padrões de qualidade da gestão e da formação e, finalmente, melhorar o percurso curricular dos centros de EFP.

 

A SAAM promoverá que, em 40 meses, mais de 300 jovens africanos farão estágios em empresas europeias. Da mesma forma, 70 professores europeus e 135 professores africanos visitarão os centros de seus colegas no outro continente para realizar uma “sombra de emprego” que lhes permitirá, entre outras coisas, entender a filosofia, cultura e costumes, bem como o sistema de formação profissional do país anfitrião. Até o final do projeto, profissionais europeus e africanos terão aprimorado os seus conhecimentos sobre internacionalização, ferramentas de transparência e itinerários educacionais

As atividades do SAAM já começaram em janeiro de 2020.

 

Pedido de mais informações

Newsletter Contactar