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Levantamento de Necessidades de Formação e Elaboração de Plano de Formação

A formação contínua dos recursos humanos de uma organização é hoje, num mundo cada vez mais competitivo e globalizado, um elemento essencial no desenvolvimento, eficiência e eficácia dessa organização.
Também na Escola a formação dos seus recursos humanos assume importância capital na prossecução dos seus objectivos, nomeadamente na educação e formação dos jovens no quadro dos objectivos europeus estabelecidos na Estratégia de Lisboa. A formação de professores e pessoal não docente, qualquer que seja o modelo e/ou as estratégias a considerar, deve ter sempre como objectivo fundamental a MELHORIA DA PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA.

Naturalmente que muitos caminhos (modelos) podem ser seguidos no âmbito dessa formação. Modelos em que se estabelece uma oferta externa de formação a que os formandos aderem a título individual e voluntário ou modelos que se centram sobretudo na escola e nas suas necessidades e em que a formação decorre dos seus objectivos, articulando-os com as necessidades específicas de formação dos recursos humanos.

Considerando que a formação dos recursos humanos deve ser entendida, entre outras, como uma estratégia de gestão (recursos humanos, curricular, pedagógica, científica, …) defendemos um modelo de formação de recursos humanos nas escolas, apoiado numa estratégia articulada entre as necessidades de formação individual/profissional com as necessidades de formação detectadas na escola, a partir da análise e reflexão relativamente ao seu projecto educativo (explícito ou implícito). Nesse sentido, a detecção de necessidades é a chave para o desenvolvimento com sucesso de qualquer processo de formação.
A ANESPO, através do CEFANESPO, disponibiliza às escolas interessadas uma equipa técnica especializada para o desenvolvimento de um processo de Consultoria no âmbito do levantamento de necessidades de formação dos recursos humanos das escolas e na consequente elaboração do plano de formação da escola.
Posteriormente, o CEFANESPO poderá, face às solicitações das escolas, organizar todo o processo de operacionalização do referido Plano de Formação, disponibilizando a formação necessária ministrada por formadores acreditados.
Foram já realizados alguns Projectos de Consultoria no quadro apresentado dos quais estão em execução os Planos de Formação, respectivamente, da Escola Profissional MAGESTIL, em Lisboa e da Fundação Escola Profissional de SETÚBAL.
Esquematicamente o Projecto Global de Consultoria e Formação pode ser representado tal como mostra a figura seguinte:   

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